Pular para o conteúdo principal

Como fazer Feijoada à Transmontana

 


A Feijoada à Transmontana é uma versão da feijoada, um prato tradicional da culinária portuguesa. A Feijoada à Transmontana é especialmente popular na região de Trás-os-Montes.

Ingredientes:

- 500g de feijão manteiga (ou outro tipo de feijão de sua escolha)

- 250g de orelha de porco

- 250g de chouriço

- 250g de morcela (ou morcilla, uma espécie de linguiça de sangue)

- 250g de entremeada ou pancetta

- 1 cebola grande, picada

- 4 dentes de alho, picados

- 2 folhas de louro

- 2 cenouras, cortadas em rodelas

- 2 batatas, cortadas em cubos

- 1 couve galega ou couve portuguesa, cortada em tiras finas

- Azeite de oliva

- Sal e pimenta a gosto


Instruções:

1. Comece por preparar o feijão. Deixe-o de molho em água fria durante a noite para amolecer. No dia seguinte, escorra o feijão.

2. Em uma panela grande, coloque o feijão e adicione água suficiente para cobri-lo. Cozinhe o feijão em fogo médio até que esteja macio. O tempo de cozimento pode variar, mas geralmente leva cerca de 45 minutos a 1 hora. Escorra o feijão e reserve.

3. Em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite de oliva. Adicione a cebola, o alho e as folhas de louro e refogue até que a cebola fique macia.

4. Adicione a orelha de porco, o chouriço, a morcela e a entremeada (ou pancetta) à panela. Cozinhe até que a carne esteja dourada.

5. Adicione o feijão cozido à panela e misture bem com a carne e os temperos.

6. Adicione água suficiente para cobrir os ingredientes na panela. Tempere com sal e pimenta a gosto.

7. Deixe a feijoada cozinhar em fogo médio até que todos os sabores estejam bem incorporados e os ingredientes estejam bem cozidos. Isso geralmente leva cerca de 30 minutos a 1 hora.

8. Adicione as cenouras, batatas e couve à feijoada e continue cozinhando até que os vegetais estejam macios.

9. Retire a feijoada do fogo e sirva quente. Pode ser acompanhada de arroz branco e broa de milho, um tipo de pão de milho português.


A Feijoada à Transmontana é um prato substancial e saboroso, conhecido por combinar uma variedade de carnes com feijão e vegetais. É uma refeição reconfortante e muito apreciada em Portugal.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer Polvo à Lagareiro

  O Polvo à Lagareiro é um prato português incrivelmente saboroso, conhecido pela combinação de texturas suaves do polvo, batatas macias e o sabor rico do alho assado. É uma iguaria muito apreciada em Portugal e é uma excelente opção para ocasiões especiais. Ingredientes: - 1 polvo médio (aproximadamente 1,5 kg) - 4-6 batatas médias, descascadas e cortadas em pedaços grandes - 6-8 dentes de alho inteiros, com casca - Azeite de oliva extra virgem - Sal e pimenta a gosto - Folhas de louro (opcional) - Salsa fresca picada para decorar Instruções: 1. Comece por cozinhar o polvo. Em uma panela grande, leve água a ferver. Quando a água estiver a ferver, mergulhe o polvo na água por alguns segundos e retire-o. Repita esse processo três vezes. Isso ajuda a amaciar o polvo. 2. Após o processo de choque térmico, cozinhe o polvo na água fervente até que fique macio. O tempo de cozimento pode variar, mas geralmente leva de 30 minutos a 1 hora, dependendo do tamanho do polvo. Use um garfo para ...

Como fazer Seco de Res

  Seco de Res é um guisado de carne bovina da culinária peruana. É um prato reconfortante que combina carne macia com uma mistura de temperos saborosos e legumes. É frequentemente servido com arroz branco e feijão. Desfrute deste guisado delicioso da culinária peruana! Ingredientes: - 500g de carne bovina (como carne de panela, músculo ou acém), cortada em cubos - 1 cebola média, picada - 3 dentes de alho, picados - 2 colheres de sopa de óleo vegetal - 2 colheres de sopa de ají amarillo (pasta de pimenta amarela, pode ser encontrada em lojas de produtos latinos) - 1 colher de sopa de cominho em pó - 1 colher de sopa de páprica doce - 1 xícara de cerveja - 2 xícaras de caldo de carne - 2 batatas, descascadas e cortadas em cubos - 1 cenoura, descascada e cortada em rodelas - Ervilhas frescas ou congeladas (opcional) - Sal e pimenta a gosto - Coentro fresco, picado, para decorar Instruções: 1. Em uma panela grande, aqueça o óleo vegetal em fogo médio-alto. Adicione a carne e doure os ...

Como fazer Crème Brûlée

  O Crème Brûlée é uma sobremesa clássica francesa apreciada por sua combinação de creme de baunilha suave e açúcar caramelizado crocante. É uma escolha elegante para encerrar uma refeição especial. Ingredientes: - 6 gemas de ovo - 1/2 xícara de açúcar - 2 xícaras de creme de leite - 1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência de baunilha) - Açúcar cristal para caramelizar Instruções: 1. Pré-aqueça o forno a 150°C. 2. Em uma tigela, misture as gemas de ovo e metade do açúcar. Mexa até que a mistura fique homogênea e as gemas estejam bem incorporadas. 3. Em uma panela, aqueça o creme de leite em fogo médio. Não deixe ferver; apenas aqueça até que comece a soltar vapor. 4. Abra a fava de baunilha ao meio longitudinalmente com uma faca afiada. Raspe as sementes da fava e adicione-as ao creme de leite aquecido. Se estiver usando essência de baunilha, adicione-a ao creme de leite. 5. Despeje lentamente o creme de leite com baunilha na mistura de gemas, mexendo constantemente. 6. ...