Pular para o conteúdo principal

Como fazer Risoto de Cogumelos e Trufas Brancas

 


Este risoto é um prato rico e luxuoso, com a textura cremosa típica dos risotos, o sabor terroso dos cogumelos e a sofisticação da trufa branca. É uma opção perfeita para uma ocasião especial ou um jantar refinado.

Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz para risoto (como arborio ou carnaroli)

- 1 cebola pequena, picada finamente

- 4 xícaras de caldo de legumes (aproximadamente)

- 200g de cogumelos frescos (como cogumelos porcini ou shiitake), cortados em fatias finas

- 2 colheres de sopa de azeite de trufa branca

- 2 colheres de sopa de manteiga

- 1/2 xícara de vinho branco seco

- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado

- 1 colher de chá de trufa branca ralada (opcional)

- Sal e pimenta a gosto


Instruções:

1. Em uma panela, aqueça o caldo de legumes e mantenha-o em fogo baixo para mantê-lo aquecido durante o processo de cozimento do risoto.

2. Em outra panela, aqueça o azeite de trufa branca e 1 colher de sopa de manteiga em fogo médio.

3. Adicione a cebola picada e refogue até que fique translúcida, cerca de 3-4 minutos.

4. Acrescente o arroz para risoto e mexa para revesti-lo com o azeite e a manteiga. Cozinhe por mais 2 ou 3 minutos, mexendo ocasionalmente, até que o arroz comece a ficar ligeiramente dourado.

5. Despeje o vinho branco sobre o arroz e mexa até que o vinho seja absorvido.

6. Comece a adicionar o caldo de legumes quente, uma concha de cada vez, mexendo constantemente e esperando que o caldo seja absorvido antes de adicionar mais.

7. Continue adicionando caldo e mexendo até que o arroz esteja macio e cozido, o que deve levar cerca de 18-20 minutos.

8. Enquanto o risoto está cozinhando, em outra frigideira, aqueça 1 colher de sopa de manteiga e cozinhe os cogumelos até que estejam dourados e cozidos. Tempere com sal e pimenta a gosto.

9. Quando o risoto estiver pronto, retire-o do fogo e misture os cogumelos salteados, o queijo parmesão ralado e a trufa branca ralada (se estiver usando). Mexa bem para combinar todos os ingredientes.

10. Sirva imediatamente, regando com um fio adicional de azeite de trufa branca, e polvilhe um pouco mais de queijo parmesão ralado por cima.


O criador do Risoto foi o Valério di Fiandra (responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão), que além de ser conhecido pelas suas obras de artes, se destacava na gastronomia italiana com seus ótimos gostos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Celebre a vida!

  Neste fim de ano, diversos chefes culinários se unem para desejar a volta da paz mundial e a celebração da vida. Com suas habilidades culinárias, eles inspiram a esperança de que, através do compartilhamento de sabores e tradições gastronômicas de todo o mundo, possamos reconstruir laços e fortalecer a compreensão entre as nações. Que as mesas se encham de delícias, unindo as pessoas em um brinde pela paz, unidade e um futuro mais harmonioso. Celebre a vida!  É  a mensagem de todos nós, os Chefs Culinários. Boas Festas  

Como fazer Cuy al Horno (Porquinho-da-índia Assado)

  O Cuy al Horno é uma iguaria tradicional nas regiões andinas do Peru, conhecido por sua carne saborosa e crocante. Lembre-se de que o porquinho-da-índia é considerado uma iguaria e, como tal, pode não ser uma opção amplamente disponível em todas as regiões. Certifique-se de obter porquinhos-da-índia de fontes confiáveis e prepará-los com cuidado. Ingredientes: - 2 porquinhos-da-índia inteiros, limpos e sem pelos - 6 dentes de alho, picados - 2 colheres de sopa de ají panca (pasta de pimenta vermelha peruana, pode ser encontrada em lojas de produtos latinos) - 2 colheres de sopa de cominho em pó - 2 colheres de sopa de azeite de oliva - Suco de 2 limões - Sal e pimenta a gosto - Folhas de bananeira (ou papel alumínio) para embrulhar - Batatas, milho, e/ou legumes para acompanhar Instruções: 1. Comece lavando os porquinhos-da-índia e removendo qualquer pelo restante. Certifique-se de que estejam bem limpos. 2. Em uma tigela grande, misture o alho picado, ají panca, cominho em pó, a...

Como fazer Pavlova

  Pavlova é uma sobremesa australiana e neozelandesa, leve e elegante que é perfeita para o Natal. É uma sobremesa delicada e impressionante, que combina a doçura do merengue com a frescura das frutas, sendo um ótimo final para sua refeição. Ingredientes: Para o merengue: - 4 claras de ovo, em temperatura ambiente - 1 xícara de açúcar granulado - 1 colher de chá de vinagre de vinho branco - 1 colher de chá de extrato de baunilha - 1 colher de chá de amido de milho (maizena) Para a cobertura: - 1 xícara de creme de leite fresco - Frutas frescas (morangos, kiwis, maracujá, framboesas, etc.) para decorar - Açúcar de confeiteiro para polvilhar Instruções: 1. Pré-aqueça o forno a 150°C. Forre uma assadeira com papel manteiga e desenhe um círculo de cerca de 20 cm de diâmetro como guia. Reserve. 2. Em uma tigela grande, bata as claras de ovo em velocidade média até que comecem a espumar. Aumente a velocidade e continue batendo até formar picos macios. 3. Gradualmente adicione o açúcar, u...