Pular para o conteúdo principal

Como fazer Acarajé

 


O acarajé é uma iguaria típica da culinária afro-brasileira, especialmente associada à Bahia. Trata-se de um bolinho frito feito com massa de feijão-fradinho recheada com vatapá, camarão e pimenta. É uma delícia popular em festas e nas ruas de Salvador e outras cidades da Bahia. Aqui está a receita para preparar o acarajé:

Ingredientes:

Para a massa:

- 500g de feijão-fradinho

- 2 cebolas médias

- 2 colheres de sopa de azeite de dendê

- Sal a gosto


Para o vatapá (recheio):

- 200g de camarões secos

- 1 xícara de leite de coco

- 100g de amendoim torrado

- 1 pão francês amolecido em água

- 2 colheres de sopa de azeite de dendê

- 2 colheres de sopa de azeite de oliva

- 2 dentes de alho

- 1 cebola média

- 1 colher de chá de gengibre ralado

- 1 colher de chá de pimenta malagueta (opcional, para quem gosta de mais picante)

- Sal a gosto


Instruções:

Para a massa:

1. Deixe o feijão-fradinho de molho em água por pelo menos 6 horas ou durante a noite.

2. Escorra o feijão e coloque-o no liquidificador junto com as cebolas, o azeite de dendê e uma pitada de sal. Bata até obter uma massa fina e homogênea.

3. Aqueça o óleo em uma panela profunda.

4. Com o auxílio de duas colheres, modele pequenas bolinhas da massa de feijão e frite-as até que fiquem douradas.


Para o vatapá:

1. Em uma panela, frite os camarões secos até que fiquem dourados.

2. Em um liquidificador, combine os camarões fritos, o leite de coco, o amendoim, o pão francês amolecido em água, o azeite de dendê, o azeite de oliva, o alho, a cebola, o gengibre, a pimenta malagueta (se desejar) e uma pitada de sal. Bata até obter um creme suave.

3. Transfira o creme para uma panela e aqueça em fogo baixo, mexendo até que ele engrosse.


Para servir:

1. Corte os acarajés ao meio e recheie-os generosamente com o vatapá e camarões.

2. Sirva quente, tradicionalmente acompanhado de molho de pimenta.


O acarajé é uma delícia apreciada em todo o Brasil, mas especialmente na Bahia, onde é um símbolo da cultura culinária afro-brasileira.




Comentários

  1. Maravilhosa esssa receita, com certeza, vou fazer. Essa iguaria é divina. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! É prato icônico da Culinária Baiana e que os turistas também adoram quando visitam a Bahia - Terra de todos os santos. Obrigado pelo comentário e seja sempre bem-vindo(a)!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Celebre a vida!

  Neste fim de ano, diversos chefes culinários se unem para desejar a volta da paz mundial e a celebração da vida. Com suas habilidades culinárias, eles inspiram a esperança de que, através do compartilhamento de sabores e tradições gastronômicas de todo o mundo, possamos reconstruir laços e fortalecer a compreensão entre as nações. Que as mesas se encham de delícias, unindo as pessoas em um brinde pela paz, unidade e um futuro mais harmonioso. Celebre a vida!  É  a mensagem de todos nós, os Chefs Culinários. Boas Festas  

Como fazer Cuy al Horno (Porquinho-da-índia Assado)

  O Cuy al Horno é uma iguaria tradicional nas regiões andinas do Peru, conhecido por sua carne saborosa e crocante. Lembre-se de que o porquinho-da-índia é considerado uma iguaria e, como tal, pode não ser uma opção amplamente disponível em todas as regiões. Certifique-se de obter porquinhos-da-índia de fontes confiáveis e prepará-los com cuidado. Ingredientes: - 2 porquinhos-da-índia inteiros, limpos e sem pelos - 6 dentes de alho, picados - 2 colheres de sopa de ají panca (pasta de pimenta vermelha peruana, pode ser encontrada em lojas de produtos latinos) - 2 colheres de sopa de cominho em pó - 2 colheres de sopa de azeite de oliva - Suco de 2 limões - Sal e pimenta a gosto - Folhas de bananeira (ou papel alumínio) para embrulhar - Batatas, milho, e/ou legumes para acompanhar Instruções: 1. Comece lavando os porquinhos-da-índia e removendo qualquer pelo restante. Certifique-se de que estejam bem limpos. 2. Em uma tigela grande, misture o alho picado, ají panca, cominho em pó, a...

Como fazer Pavlova

  Pavlova é uma sobremesa australiana e neozelandesa, leve e elegante que é perfeita para o Natal. É uma sobremesa delicada e impressionante, que combina a doçura do merengue com a frescura das frutas, sendo um ótimo final para sua refeição. Ingredientes: Para o merengue: - 4 claras de ovo, em temperatura ambiente - 1 xícara de açúcar granulado - 1 colher de chá de vinagre de vinho branco - 1 colher de chá de extrato de baunilha - 1 colher de chá de amido de milho (maizena) Para a cobertura: - 1 xícara de creme de leite fresco - Frutas frescas (morangos, kiwis, maracujá, framboesas, etc.) para decorar - Açúcar de confeiteiro para polvilhar Instruções: 1. Pré-aqueça o forno a 150°C. Forre uma assadeira com papel manteiga e desenhe um círculo de cerca de 20 cm de diâmetro como guia. Reserve. 2. Em uma tigela grande, bata as claras de ovo em velocidade média até que comecem a espumar. Aumente a velocidade e continue batendo até formar picos macios. 3. Gradualmente adicione o açúcar, u...